Cabecera. Un Sur de sonidos. Por Edgardo Civallero
Um Sul de sons. Em português

Inicio > Em português


Em português


O autor

Edgardo Civallero (Buenos Aires, Argentina, 1973) é músico, construtor de instrumentos, pesquisador, educador e escritor, com um interesse geral na música latino-americana, um entusiasmo particular pelos gêneros e instrumentos andinos, e uma tendência especial ao patrimônio musical indígena.

Civallero é formado em Biblioteconomia e Ciências da Informação pela Universidade Nacional de Córdoba (Argentina), onde também estudou História (ramo de Arqueologia e Antropologia). Após anos de trabalho de campo, se especializou na coleta e gestão da tradição oral e da música, bem como no conhecimento indígena e nos serviços de bibliotecas para sociedades aborígens.

Na área da música, desde 1990 interpreta instrumentos de sopro latino-americanos / andinos (tradicionais, indígenas) em vários conjuntos folclóricos, tanto na Espanha quanto na Argentina, e em 2007 embarcou numa carreira musical solista, lançando o álbum "Ventos duma terra de ventos", com música instrumental andina.

A carreira musical de Civallero corre paralela à sua dedicação e compromisso com a pesquisa, a educação e a disseminação de conhecimento. Nesse sentido apontam seus projetos educativos, promovendo uma série de atividades culturais e formativas sobre a herança sonora latino-americana tradicional, bem como a edição de várias publicações digitais sobre instrumentos musicais tradicionais.

Atualmente, Edgardo Civallero mora na Colômbia, onde continua pesquisando em organologia e etnomusicologia, compartilhando seus resultados, aprendendo e ensinando, compondo e interpretando música, construindo e tocando instrumentos tradicionais à moda antiga, explorando outros horizontes musicais, e se envolvendo em novos projetos.


Contato

O autor pode ser contatado em seu email pessoal, edgardo civallero (a) gmail (ponto) com. Ele também pode ser encontrado através de suas redes sociais (veja na parte inferior da barra lateral).


Livros

Civallero publica e distribui livros digitais de acesso aberto, en espanhol, sobre instrumentos musicais tradicionais, especialmente (mas não exclusivamente) da América Latina. Essas publicações visam divulgar conhecimentos de nível básico sobre heranças culturais não conhecidas.

Todos os documentos são publicados somente em formato digital (.pdf) e exibem pesquisas bibliográficas originais sobre organologia e etnomusicologia. Os textos são distribuídos sob uma licença internacional Creative Commons by-nc-nd 4.0 e podem ser lidos / baixados aqui e em ResearchGate, Acta Académica, Issuu, Scribd, Academia.edu e Calameo.


Atividades educacionais

As atividades educacionais realizadas pelo autor incluem concertos e exposições educacionais, conferências, cursos, oficinas e seminários, sobre instrumentos e expressões musicais latino-americanas e seu contexto cultural, sobre tradição oral e coleta e administração de sons em geral.


A. Concertos educacionais e exposições

Destinados a diferentes públicos com diferentes cronogramas e estruturas. Abrangem uma ampla gama de questões relacionadas aos instrumentos musicais tradicionais da América do Sul em geral e dos Andes em particular: de introduções gerais a famílias instrumentais (aerofones, cordofones, membranofones, idiofones) a descrições organizadas por região geográfica / país, grupos étnicos / sociedades, gêneros musicais e períodos históricos. Todos os concertos incluem a exibição e demonstração de instrumentos, fragmentos da tradição oral e conteúdos baseados em fontes acadêmicas sólidas e na pesquisa do próprio autor.

Exemplos: instrumentos tradicionais dos Andes | Instrumentos de sopro andinos | Instrumentos e música do povo aimara | Os sons do Chaco Gualamba | Flautas e tambores nos Andes.

Poster [es] | Atividades [es].


B. Conferências

Destinadas a diferentes públicos com diferentes cronogramas e estruturas. Estes eventos são similares em conteúdo aos concertos educacionais, mas com uma abordagem mais teórica, substituindo a exibição e demonstração de instrumentos por material audiovisual e multimídia relevante.

Exemplos: Música e tradição oral na Patagônia | Mitos e música nas terras baixas da América do Sul | Charangos e sereias nos Andes | Os sikuris: flautas de Pan andinas | A interpretação comunitária de instrumentos de sopro na América do Sul.

Poster [es] | Atividades [es].


C. Cursos e oficinas

Destinadas a diferentes públicos com diferentes cronogramas e estruturas. Eventos práticos que cobrem a construção (apenas em alguns casos) e a apresentação de instrumentos musicais tradicionais da América do Sul em geral e dos Andes em particular. As atividades são especialmente focadas em aerofones e idiofones e no desempenho em grupo / conjunto de membranofones e aerofones (por exemplo, sikuris andinos), embora também aborde muitos outros estilos e instrumentos musicais da América do Sul.

Exemplos: Introdução à quena | Construção de e introdução ao siku | Interpretação comunal de flautas andinas | Conjuntos sul-americanos de aerofones e membranofones: abordagem prática | Introdução ao charango | Introdução à percussão folclórica do sul da América do Sul | Zambas e chacareras argentinas em violão | Arcos musicais sul-americanos: construção e performance.

Poster [es] | Atividades [es].


D. Seminários

Destinados a diferentes públicos com diferentes cronogramas e estruturas. Conteúdo semelhante aos cursos e oficinas, mas principalmente eventos teóricos em que são entregados conteúdos especializados.

Exemplos: Coleção de tradição oral | Gestão da tradição oral e musical | Métodos de pesquisa em música | Organologia de campo.

Poster [es] | Atividades [es].